quarta-feira, 25 de maio de 2011

Oxi


Efeito rápido provoca maior dependência, afirma psiquiatra 
O oxi, droga que chegou ao Brasil na década de 1990 pelo Acre e Amazonas, principalmente nas regiões de fronteira com a Colômbia e a Bolívia, tem efeitos nocivos à saúde e pode causar dependência logo após o primeiro uso. A pedra é comercializada por R$ 2.
O médico psiquiatra do Hospital Santa Cruz, na Capital, Emerson Hirata afirmou que o risco de dependência é muito maior do que a pedra do crack. "Logo depois que acaba o efeito da droga, que dura cerca de dez segundos, o usuário fica depressivo e sente vontade de usar de novo. Por isso, quanto maior a quantidade usada, maior a chance de se viciar."
Hirata é a favor de orientações nas escolas para os jovens e crianças conhecerem os malefícios da droga, principalmente porque, em geral, até chegar ao oxi, os dependentes começam utilizando substâncias como cigarro, maconha e álcool.
"Além disso, pode ser difícil o usuário diferenciar o oxi do crack. Assim acaba prejudicando a saúde ainda mais", completou a coordenadora do Caps-AD (Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas) de São Caetano Fernanda Piotto. (Maíra Sanches)

Nenhum comentário:

Postar um comentário